segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Razão e fé no pensamento medieval


A teologia (estudo de Deus) é a tentativa de conciliar fé religiosa e pensamento racional. Para santo Tomás de Aquino "Crer é imediatamente um ato do entendimento, porque seu objeto é a verdade, que propriamente pertence a este". "A fé é uma posse antecipada do que se espera, um meio de demonstrar as realidades que não se vêem" (Hb 11:1). Essa convicção se baseia não na evidência ou raciocínio, mas num profundo sentimento íntimo de certeza. Para a teologia cristã, a fé é sobretudo um estado de ser, no qual o homem se envolve irresistivelmente com o objeto de sua crença, convencendo-se da realidade invisível por meio de uma experiência existencial profunda. Segundo os teólogos, a fé tem por fundamento a própria palavra de Deus e não o testemunho humano. A fé cristã é a adesão do espírito a verdades reveladas por Deus e ensinadas por sua igreja. É também uma virtude, porque exige a submissão e confiança na veracidade divina. No Antigo Testamento, a fé é descrita como a submissão do homem ao Deus universal da justiça. O judeu crente esperava que essa justiça se estendesse a toda a criação e que a fraternidade acabasse reinando entre todos os homens. O Novo Testamento descreve esse mesmo envolvimento apaixonado: o Deus invisível do povo de Israel torna-se visível na pessoa de Jesus Cristo. Na Idade Média, devido ao predomínio do cristianismo e a herança do pensamento grego-romano, a relação conflitante entre a fé religiosa e a razão filosófica ocupa os pensadores cristãos. Este conflito pode ser caracterizado pelas frases de santo Anselmo e de santo Tomás de Aquino:Santo Anselmo: "Não tento, Senhor, penetrar na tua profundeza, porque de modo algum comparo a ela minha inteligência, mas desejo, ao menos, compreender tua verdade, em que meu coração crê e ama. Com efeito, não procuro compreender para crer, mas creio para compreender."Santo Tomás de Aquino: "Há, com efeito, duas ordens de verdades que afirmamos de Deus. Algumas são verdades referentes a Deus e que excedem toda capacidade da razão humana, como, por exemplo, Deus ser trino e uno. Outras são aquelas as quais a razão pode admitir, como, por exemplo, Deus, ser Deus, Deus ser uno, e outras semelhantes, Estas os filósofos, conduzidos pela luz da razão natural, provaram, por via demonstrativa, poderem ser realmente atribuídas a Deus. Embora a supracitada verdade da fé cristã exceda a capacidade da razão humana, os princípios que a razão humana têm postos em si pela natureza não podem ser contrários àquela verdade." Com esta afirmativa santo Tomás admite que a razão humana é importante para compreender as questões sobre a fé. A partir das citações acima: Havia uma preocupação entre os pensadores relativa ao conhecimento humano: para se conhecer é necessário ter fé, e a fé seria o suficiente? Não seria necessário ter também racionalidade para se conhecer? Na perspectiva agostiniana, ao homem basta ter fé, pois todo o conhecimento necessário ao homem é por Deus revelado na interação entre a alma humana e a natureza. Tanto a alma como a natureza são obras divinas, e nelas esta inscrito tudo o que é necessário ao homem saber para se ligar a Deus. A herança filosófica adotada por Santo Agostinho foi o platonismo, ou seja, Agostinho concordava com a 'teoria das idéias' de Platão, e a idéia máxima o 'Bem', Agostinho identificava com Deus. Portanto, ao homem basta dar crédito ao que sua alma tem acesso para que possa viver santamente a sua vida. Não é necessária a razão humana. Aproximadamente 900 anos mais tarde, santo Tomás de Aquino, procura conciliar a herança platônica com a herança aristotélica. Esta conciliação passa pelo resgate do uso da razão humana para o conhecimento. Chega ele a conclusão que há coisas que a razão humana dá conta de conhecer sem o auxílo da fé, por exemplo: ao homem é compreensível um Deus único, onipotente e onisciente. Por extensão é compreensível o poder máximo a um único ser, é também compreensível um ser que tenha ciência de tudo. O que foge a razão humano é o fato de um Deus ser Pai, Filho e Espírito Santo ao mesmo tempo. Neste caso, como a razão humana não dá conta de compreender, ela se cala é dá lugar a fé, daí a frase: 'Sei porque acredito.'

Fonte: http://www.philosophy.pro.br/razao_e_fe.htm





É possível comtemplar a figura de Deus racionalmente a partir da pós-modernidade ?

4 comentários:

  1. Fé e razão dois tipos de conhecimento de suma importância para o homem, utilizo uma citação do predecessor do Papa Bento XVI que diz o seguinte: "A fé e a razão constituem como que duas asas pelas quais o espírito humano se leva para a contemplação da verdade. Foi Deus quem colocou no coração do homem o desejo de conhecer a verdade e, em última análise, de conhecer a ele, para que conhecendo-o e amando-o, possa chegar tambem a verdade plena sobre si próprio."
    Fé ilumina a razão, e a razão aprofunda a fé as duas devem estar presentes no homem, um dos problemas atuais que identifico na sociedade é temos muitos que têm fé mas não pensam sobre ela o que se torna uma fé vazia, uma ilusão, algo não real e outras somente racionais tudo deve haver uma experiência.
    Fé e razão as duas são importantes uma completa a outra.

    ResponderExcluir
  2. Fala aí cambada!!!
    "Adorei o video"
    Nem melembrava disso!
    O Prof. João passou isso?
    Bem! Parabéns, o blog tá muito bom.

    ResponderExcluir
  3. A fé e a razão no ambiente de sociedade em que nos situamos só pode ser entendido de forma concrto pois estamos no tempo que as pessoas compreendem mais as imagens do que as grandes explicações abstratas.daí a importancia do pensamento tomista de Roger Bacon e tantos outros que buscavom e explicar a fé de forma racional mais pensavam que a fé tem que ser explicado de forma concreta.

    ResponderExcluir
  4. Dizem que a fé na Idade Média foi substituída por um mero pavor do inferno.

    É fato que as pessoas tinham fé na existência de um inferno que era tão ruim que todas as dificuldades da vida pareciam pequenas.

    A fé deixava de ser uma expectativa de um céu, de algo bom, mas só no mal, afinal, se a igreja representava o bem, então ele não lhe parecia grandes coisas.

    Fábio
    www.nomeiodahistoria.wordpress.com
    www.blogdoces.org

    ResponderExcluir